conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

ARSP e município de Anchieta assinam convênio para avanço na gestão de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos

Publicado em

Nessa terça-feira (1º), a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e o Município de Anchieta ratificaram a celebração do convênio para a regulação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Este acordo representa um marco importante para o desenvolvimento das políticas de saneamento básico no município, garantindo melhorias na qualidade dos serviços prestados à população.

Importância do Convênio

Segundo o diretor-presidente da ARSP, Alexandre Careta Ventorim, o convênio é fundamental para o município, pois permite a implementação de normas e padrões que garantem a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços, além de proporcionar segurança jurídica e estabilidade regulatória.

“Esse convênio representa um passo significativo para o município de Anchieta, pois formaliza nosso compromisso com uma gestão eficiente e sustentável de resíduos sólidos. Isso significa mais segurança na saúde pública, na sustentabilidade ambiental e na responsabilidade na gestão municipal,” ressalta.

Com a assinatura do convênio, Anchieta se mantém apta a captar recursos federais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Os municípios que não definirem uma agência reguladora para os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos poderão ficar impedidos de captar recursos federais para investimento nas cidades.

leia também:  Piloto capixaba faz boa estreia diante de 50 mil pessoas na Copa Truck

Contribuições da ARSP

A ARSP contribui significativamente para o desenvolvimento das políticas de saneamento básico, oferecendo apoio técnico, normativo e fiscalizatório. O diretor de Saneamento Básico, Mamoru Komatsu, explica a atuação da ARSP no processo regulatório: “O processo regulatório envolve ações que vão desde a elaboração de normativos que garantem a eficiência e a sustentabilidade dos serviços, como também a avaliação sobre os custos e receitas praticadas de modo a buscar o equilíbrio e a sustentabilidade de todo o processo, como também a fiscalização da prestação do serviço em si.”

Municípios que Já Assinaram o Convênio

Além de Anchieta, outros municípios do Espírito Santo que já participaram do convênio com a ARSP são: Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Colatina, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Irupi, Iúna, Mantenópolis, Marechal Floriano, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Santa Tereza, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, São Mateus e Vila Pavão.
Esses acordos demonstram o compromisso dos municípios em melhorar a gestão dos resíduos sólidos e a limpeza urbana, alinhando-se às diretrizes nacionais de saneamento básico.

leia também:  Influenza: vacinação é ampliada para toda população acima de seis meses de idade

Manifestação de Interesse

Para aderir ao convênio, os municípios deverão manifestar seu interesse formalmente à ARSP. A Agência oferece orientação durante todo o processo, garantindo que os municípios estejam preparados para atender às normas e diretrizes federais, como a Lei Federal nº 11.445/2007, que exige a presença de uma entidade reguladora para o saneamento básico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ARSP
Analine Izoton
(27) 99974-9212

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governo do Estado publica resultado preliminar do Concurso Público

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado preliminar do concurso público (confira o documento AQUI) para o provimento de 1.290 vagas nos cargos de Agente de Suporte Educacional, Professor MaPP (Pedagogo) e Professor MaPB – Ensino Fundamental e Médio.

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de dezembro de 2024, nos Editais Seger/Sedu nº 01/2024 e nº 02/2024, foram reservados, respectivamente, 10%, 20% e 5% das vagas destinadas a cada cargo/disciplina para candidatos com deficiência, negros e indígenas que, de forma facultativa, tenham se autodeclarado como tal no momento da inscrição, conforme previsto nas Leis Estaduais nº 12.009/2023 e nº 12.010/2023.

Além das provas objetiva e discursiva, o concurso público também inclui uma etapa de avaliação de títulos, para os profissionais do magistério. Eventuais recursos referentes a esta etapa deverão ser interpostos no prazo de 02 dias subsequentes à publicação, ou seja, nos dias segunda-feira (28) e terça-feira (29), exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), conforme previsto em edital.

leia também:  Detran|ES realiza ações do Maio Amarelo com estudantes em Guarapari e Vila Velha

Envie sua sugestão de pauta para: [email protected]


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

[email protected]

Deborah Hemerly

[email protected]

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!