conecte-se conosco


Política Estadual

Anchieta e Santa Maria têm audiência pública da LOA

Publicado em


As audiências públicas da Comissão de Finanças para debater a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022 têm início na próxima semana, com duas reuniões: uma em Anchieta, na quarta-feira (27), e outra em Santa Maria de Jetibá, na quinta (28). Líderes políticos e moradores das regiões poderão apresentar aos deputados sugestões de emenda à peça orçamentária. 

Em Anchieta o encontro será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica na Rodovia Anchieta x Jabaquara, Nova Esperança, e terá o número de participantes limitado a 100, devido aos protocolos sanitários da pandemia. Lá, moradores das microrregiões Metropolitana, Litoral Sul e Central Sul poderão apresentar suas demandas. 

No dia seguinte será a vez de representantes das microrregiões Sudoeste Serrana, Central Serrana e Caparaó debaterem a LOA na Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá, com capacidade total de 50 pessoas – também por conta das regras sanitárias. Na semana seguinte as reuniões serão nos municípios de São Mateus e Barra de São Francisco.

A realização de audiências públicas em todas as microrregiões do Espírito Santo para debater as peças orçamentárias consta no artigo 238 do Regimento Interno da Casa. O artigo destaca ainda que, após as reuniões externas, uma audiência pública geral deve ser promovida no Plenário da Assembleia Legislativa (Ales), onde serão discutidas as sugestões. 

leia também:  Economia: Majeski apresenta projeto para diminuir número de assessores na Ales

Em virtude da pandemia não foi possível colocar em prática o disposto no regimento em 2020. Nos últimos anos, os deputados chegaram a um consenso, devido à situação fiscal da Ales, para que as discussões em torno da LOA fossem feitas em audiência única. A última reunião pública externa para essa finalidade se deu em 2019, em Cariacica e Serra. 

Por outro lado, as primeiras audiências públicas promovidas pelo Legislativo capixaba começaram em 2005 e tiveram como sede Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares, Colatina, Domingos Martins, Marataízes e Vitória. 

Demais agendas

Com o tema “Deixem Nossas Crianças Viver”, a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente fará uma audiência pública na quinta-feira (27), às 14 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Com base em um relatório de 160 páginas, o colegiado vai abordar assuntos como o trabalho infantil, violência física, psicológica e sexual contra meninos e meninas no estado, sexualidade precoce e aborto. 

Na terça (26), outra audiência debate o combate ao feminicídio no Espírito Santo, às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. No dia seguinte e no mesmo local, a Comissão de Meio Ambiente abre espaço para que a diretoria da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) apresente o relatório anual do órgão. A reunião será às 12h10.

leia também:  "Blitz do Consumidor" vai a Vila Velha

Segunda (25)
11h – Reunião híbrida da Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
12h15 – Reunião presencial da Comissão de Educação – Rui Barbosa

Terça (26)
9h – Reunião presencial da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
10h – Audiência pública híbrida da Frente Parlamentar da Mulher – Plenário Dirceu Cardoso
13h30 – Reunião virtual da Comissão de Justiça

Quarta (27)
12h10 – Reunião virtual da Comissão de Meio Ambiente 
14h – Audiência pública híbrida da Comissão de Proteção à Criança – Plenário Dirceu Cardoso
17h – Audiência pública da LOA 2022 – Cras de Anchieta 

Quinta (28)
9h – Audiência pública da LOA 2022 – Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá
 

Política Estadual

Culinária vegana é tema do Sabores deste sábado


Você imagina alguém que comeu carne a vida inteira, tornou-se proprietário de uma churrascaria argentina e, após alguns anos, não só deixou de comer carne como também todos os outros produtos de origem animal, como leite, mel e ovos? Essa é a história de Matias Salem, que atualmente lidera uma churrascaria vegana. Para saber mais sobre essa história, assista à nova edição do programa Sabores, que vai ao ar neste sábado (27), na TV Assembleia.

O programa também foi a um bistrô, mostrando que já é possível encontrar opções de pratos veganos em quase todos os restaurantes. Mas engana-se quem pensa que só vai ver salada de folha verde e legumes salteados. Iguarias como trouxinhas de arroz e cogumelos envoltas na folha de arroz, feitas no vapor, com brotos e molho de gengibre, dão água na boca e vontade de provar. 

Tem isso e muito mais no programa. Assista à edição inédita do Sabores neste sábado, ao meio-dia, com reprise às 19h30 e 23h45, na TV Assembleia, nos seguintes canais de exibição na Grande Vitória: 3.2 aberto e digital, 319.2 da GVT, 12 da NET, 23 da RCA e 519.2 da Sky. Nesses horários, o programa poderá ser visto pela internet, no canal da TV Assembleia no YouTube. Para ver as edições anteriores do programa, consulte a playlist.

leia também:  PL impede que saldo do Fundágua vá para o Tesouro

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma