conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Ampliada a vacinação contra gripe para toda população do Espírito Santo

Publicado em

á está válida em todo Espírito Santo a ampliação para a população em geral da vacinação contra a gripe, referente à 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Antes, o imunizante estava disponível apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Agora, as doses podem ser aplicadas em todos aqueles maiores de seis meses de idade. A ampliação foi divulgada pelo órgão federal, na última sexta-feira (24).

Atualmente, 58% dos grupos prioritários com meta preconizada pelo Ministério de 90% de cobertura vacinal receberam a dose contra a Influenza, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa), disponíveis no Painel Vacina e Confia.

Fazem parte dos grupos com meta vacinal: crianças de seis meses a menores de 5 anos; gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores; e povos indígenas.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressalta, entretanto, que o objetivo segue também na ampliação da cobertura vacinal destes grupos com metas, além de poder garantir uma cobertura ideal a toda população.

“A Campanha no Espírito Santo segue até final de julho ou enquanto houver doses disponíveis. Pouco mais da metade dos grupos prioritários já se vacinou, e queremos ampliar até alcançarmos a meta de 90%. Em contrapartida, com ampliação a toda população, temos a oportunidade também de mais proteção a todos, principalmente, neste período sazonal de doenças respiratórias. Por isso, busque o serviço de saúde mais próximo e tome a sua vacina contra a gripe”, enfatizou Reblin.

leia também:  Estado registra aumento de 380% em agendamentos para testes da Covid-19

A imunização da população em geral será feita com doses remanescentes da campanha de vacinação destinada ao público-alvo, que começou em abril deste ano. Em relação ao estoque, a Secretaria da Saúde (Sesa) informa que as doses são ofertadas durante a campanha vigente, entretanto, solicitará ao Ministério da Saúde se há a possibilidade de envio de mais doses ao Estado, a fim de contemplar mais capixabas.

Cobertura vacinal Influenza

Até esta segunda-feira (27), a cobertura vacinal dos grupos prioritários com meta preconizada de 90% é de: 62% para idosos; 83% para trabalhadores da saúde; 30% para gestantes; 25% para puérperas; 72% para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; 36% para professores; e 21% para população Indígena.

Os dados estão disponíveis no Painel Vacina e Confia https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
[email protected]    

Fonte: Governo ES

Estado - ES1.com.br

Qualificar ES abre 11.040 vagas em cursos presenciais, inscreva-se!

As oportunidades são destinadas a moradores de 50 municípios capixabas. Das vagas, 1.030 são exclusivas para as mulheres

Começam, nesta terça-feira (09), as inscrições para 11.040 vagas em cursos presenciais de qualificação profissional do Programa Qualificar ES, ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). As oportunidades são destinadas a moradores de 50 municípios capixabas. Das vagas, 1.030 são exclusivas para as mulheres.

As inscrições já podem ser feitas e seguem até o dia 25 de agosto, no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br (Menu > Qualificar ES > Inscrições Qualificar ES) ou diretamente no link https://inscricao.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/entrar. É necessário ler as orientações contidas nos editais (SECTIDES Nº 018/2022 e Nº 019/2022) e preencher corretamente o formulário de cadastro e de inscrição on-line. Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF, em dois cursos distintos e em turnos diferentes.

O edital SECTIDES Nº 18/2022 dispõe sobre 10.010 vagas destinadas ao público geral. Já no edital SECTIDES Nº 19/2022 são ofertadas 1.030 vagas exclusivas para mulheres.

Para concorrer a uma das vagas destinadas ao público geral, é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, além de residir no bairro e no município onde o curso será realizado, e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Quem vai concorrer às vagas destinadas às mulheres também deve preencher os requisitos acima.

leia também:  Governador anuncia editais para concursos da Polícia Militar do Espírito Santo

A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno. As vagas não preenchidas pelos classificados do bairro prioritário citado neste Edital poderão ser preenchidas por candidatos dos bairros do entorno, de acordo com Anexos A e B dos editais. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso, devendo, portanto, serem consultados no edital de interesse. As relações de candidatos classificados e suplentes serão divulgadas no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br (Menu Qualificar ES > Resultados Qualificar ES), no dia 14 de setembro.

No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

leia também:  Governo do Estado realiza formatura dos cursos presenciais do Qualificar ES na Grande Vitória

Confira a íntegra do EDITAL SECTIDES Nº 018/2022 – Qualificar ES Presencial – GERAL
https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/Media/Sectides/Editais/EDITAL%20SECTIDES%20N%C2%BA%20018%202022%20-%203%C2%AA%20Oferta%202022%20Programa%20Qualificar%20ES%20Geral%20-%20Presencial%20-%20Assinado.pdf

Confira a íntegra do EDITAL SECTIDES Nº 019/2022 – Qualificar ES Presencial – MULHER
https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/Media/Sectides/Editais/EDITAL%20SECTIDES%20N%C2%BA%20019%202022%20-%203%C2%AA%20Oferta%202022%20Programa%20Qualificar%20ES%20Mulher%20-%20Presencial%20-%20Assinado.pdf

Inscreva-se aqui:
https://inscricao.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/entrar

Fonte: Sectides

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!