conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Águia Branca inicia atendimentos por teleconsulta na especialidade de neurologia

Publicado em

O município de Águia Branca, que integra a Região Central de Saúde, passou a contar com uma sala de teleconsulta no Sistema Único de Saúde (SUS). Os primeiros atendimentos aconteceram nessa segunda-feira (07), com a oferta da especialidade de neurologia adulto. A implantação do serviço faz parte da estratégia da Secretaria da Saúde (Sesa) de ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados, com mais qualidade e agilidade, fortalecendo a regionalização da saúde e reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros municípios.

A superintendente regional de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, destacou o impacto positivo da iniciativa. “A chegada das teleconsultas em Águia Branca representa um avanço importante para a nossa Região Central. É mais cuidado, mais acesso e menos deslocamento para quem precisa. A regionalização do atendimento é uma diretriz que seguimos com muita responsabilidade, buscando atender melhor à população capixaba”, afirmou.

Marinete Delfina da Silva Souza foi a primeira usuária atendida no município. Ela aprovou a novidade. “Achei ótimo! Fui bem acolhida, a médica explicou tudo com calma. É muito bom poder ter essa consulta aqui mesmo, sem precisar viajar para outro lugar”, contou.

leia também:  Detran|ES promove ação de impacto em Vitória com chamado para desacelerar o trânsito

Atualização do cadastro no Integra Saúde

A superintendente da Região Central de Saúde, Kamila Roldi, também reforçou a importância da atualização dos dados cadastrais dos usuários do SUS, para garantir uma comunicação mais eficiente entre os serviços de saúde e a população.

“O paciente não precisa sair de casa para atualizar telefone ou endereço. Basta acessar o Integra Saúde, que é simples e rápido. Manter essas informações atualizadas é essencial para que possamos entrar em contato e informar com antecedência sobre consultas, exames ou procedimentos”, destacou Kamila Roldi.

Para atualizar o cadastro, o cidadão deve acessar o site https://integra.saude.es.gov.br e fazer login com a conta do Gov.br. No menu à esquerda, basta clicar em “Meu Perfil” e revisar ou inserir as informações que estiverem desatualizadas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Estado - ES1.com.br

Governador lança programa e consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas

No segundo dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta terça-feira (11), o Programa Cidades ResilientES e a consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC). O mandatário capixaba também participou de agendas estratégicas sobre habitação, financiamento climático e cooperação entre governos regionais.

O Cidades ResilientES prevê a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos para todos os 78 municípios capixabas. “Essa é uma iniciativa inovadora, pois integrará, de forma inédita, os planos de redução de risco e os planos de adaptação climática, promovendo uma gestão de riscos e um planejamento urbano mais eficiente. Seremos o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios com planos de adaptação”, explicou Casagrande.

Já o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC), agora aberto para consulta pública, organiza e integra ações, políticas e programas voltados ao enfrentamento dos impactos climáticos no Espírito Santo. “O Plano apresenta um diagnóstico detalhado dos riscos e vulnerabilidades climáticas, além de 26 ações estratégicas e 178 medidas específicas para fortalecer a resiliência do Estado”, acrescentou o governador.

leia também:  Governo entrega materiais esportivos do projeto Campeões de Futuro em Viana

Agendas na COP30

Dentre os compromissos desta terça-feira, Casagrande integrou a mesa-redonda sobre habitação e transformação de assentamentos informais, organizada pelo Ministério das Cidades em parceria com a ONU-Habitat. “Compartilhamos como as políticas de habitação podem ser catalisadoras para a redução de desigualdades e o fortalecimento da resiliência urbana”, afirmou.

O governador também participou do evento “Turning Collaboration into Local Action for Just Resilience and Nature”, promovido pelas Fundações Regionais Climáticas, destacando a importância da cooperação federativa e do financiamento climático para ações locais de adaptação.

Casagrande liderou ainda uma apresentação do Consórcio Brasil Verde, do qual é presidente, com foco em mecanismos de financiamento e fundos climáticos. “Reforçamos o papel fundamental dos governos subnacionais na implementação de políticas climáticas ambiciosas e alinhadas aos acordos internacionais”, destacou.

Programa Cidades ResilientES

– Integração inédita entre adaptação climática e gestão de riscos.

– Contratação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para elaborar os 78 Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos. É a primeira iniciativa do tipo na América Latina, com financiamento integral pelo Governo do Estado.

leia também:  Sedu publica Edital do Funpaes 2025

Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC)

– Documento estratégico elaborado pela Ufes e pela Seama, com participação de outras secretarias estaduais.

– Apresenta diagnóstico climático, 26 ações estratégicas e 178 medidas de adaptação e resiliência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!