conecte-se conosco


Regional - ES1.com.br

Águia Branca celebra 34 anos de emancipação política

Publicado em

Foto: Derley Ferreira/@derley_ferreira_

Pequena de tamanho, jovem de idade, mas com uma imensidão de belezas e histórias. Águia Branca celebra hoje (11), seus 34 anos de emancipação política. Como de costume, deixamos aqui nossa homenagem a esse importante município e aos personagens que fazem parte dessa história. Com quase 10 mil habitantes, a cidade é um dos destaques no solo capixaba, pela sua cultura e potenciais econômicos.

Um pouco da história

Situada na região noroeste do Estado do Espírito Santo e se destacando por suas belezas naturais, essa é a cidade de Águia Branca. Um município do interior, que traz em sua história uma vasta bagagem de ‘tesouros culturais’.

De acordo com informações, Águia Branca é uma das cidades capixaba que mais recebeu descendentes de poloneses no século passado. O próprio nome da localidade já aponta para a presença de imigrantes poloneses e de seus descendentes, uma vez que o nome “Águia Branca”, se deve ao símbolo que a bandeira polonesa apresenta com uma águia em destaque.

Foto: Derley Ferreira/@derley_ferreira_

Águia Branca foi colonizada pelos poloneses ainda no ano de 1928. Era uma colonização organizada, dirigida pela Sociedade Colonizadora de Varsóvia. O objetivo da Sociedade Colonizadora era estabelecer, em uma área comprada do governo estadual, 1.800 famílias polonesas no decorrer de oito anos e com o passar do tempo o número de poloneses e descendentes na região foi aumentando.


TOUR POR ÁGUIA BRANCA

  • Centro de Cultura Polonesa

Foto: PMAB

Em 18 de fevereiro de 2006, realizou-se no município a solenidade de inauguração da “Casa Polonesa”.  Um lugar histórico que visa o resgate e a preservação da cultura polonesa no Município, o qual é composto por indumentárias, mobiliário, medalhas, armas, utensílios domésticos, fotografias, documentos diversos e dados históricos de personalidades que fizeram história no município, no Espírito Santo e no território brasileiro. Além disso, a Casa Polonesa abriga o Museu do Imigrante Polonês. O Museu surgiu através de um Projeto da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Águia Branca em parceria com a ONG Spónolta Polska, Prefeitura Municipal e doações locais. Os bens culturais que compõem o núcleo inicial do museu foram doados por diversas famílias de imigrantes poloneses. Estes bens representam os hábitos e costumes dos colonizadores do município de Águia Branca.

leia também:  Governo do ES e Prefeita de São Domingos anunciam reestruturação de 4 pontes no valor de R$ 359 mil

  •  Parque Municipal Recanto do Jacaré

Bem no centro da cidade, com entrada franca, pela praça central, está localizado o Parque Municipal Recanto do Jacaré. O parque possui uma grande área verde, um jardim bonito, trilhas que adentram a reserva da mata, sendo um lugar indicado principalmente para prática de esportes.


  • Três Pontões

Foto: PMAB

O município de Águia Branca se destaca por suas grandes formações rochosas. Grande parte dessas formações fazem parte do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, uma extensa cadeia montanhosa que está interligada com o município vizinho de Pancas. Localizado a 25 km do centro do município, na comunidade do Córrego São Bento, estão as formações rochosas que recebem o nome de Três Pontões.


  • Pedra Bico da Coruja


Foto: PMAB

Uma montanha com um formato muito peculiar, localizado no Córrego Jabuticaba, cerca de 12 km do centro do Município: Pedra Bico da Coruja. As formações são constantemente frequentadas por escaladores que vão até o local em busca de aventuras.


  • Pedra da Boneca

Foto: PMAB

Possui 390 metros de altura, localizada na comunidade de Santa Cruz, em Águia Branca.


  • Futebol

No futebol, o município de Águia Branca é muito bem representado pelo Real Noroeste Capixaba Futebol Clube, ou apenas Real Noroeste, um clube-empresa de futebol brasileiro com sede em Águia Branca. Em 2022 o Real Noroeste conquistou o Campeonato Capixaba 2022 e alcançou o bicampeonato estadual. Seu estádio, o José Olímpio da Rocha, fica situado no mesmo município.


PARABÉNS ÁGUIA BRANCA

 Mensagem de Jailson Quiuqui

Prefeito de Águia Branca

Foto: divulgação

 

“Viver em Águia Branca representa muito para nós que estamos aqui desde que nascemos. Águia Branca é tudo para gente, lugar que vivemos, moramos. É onde nasci e onde tenho minhas duas filhas. Local onde nos sentimos felizes. No meu ponto de vista não tem lugar melhor no mundo para se morar, do que a nossa cidade de Águia Branca. Nesses 34 anos de emancipação nós ficamos felizes por conseguir tantos avanços, uma cidade que não é tão grande, mas tem uma trajetória belíssima, onde as pessoas convivem com respeito, com amor. Temos aqui os descendentes de poloneses que retratamos que são imigrantes europeus que fizeram sua história na cidade, criaram sua família e fazem o melhor também pelo município. Uma cidade ordeira, de pessoas trabalhadoras. Uma cidade pacata, e sobretudo, muito feliz onde o povo que mora nessa cidade, é um povo feliz. Parabenizo o município de Águia Branca pelos seus 34 anos!”

leia também:  Jacqueline Moraes e vice-prefeita Sônia Mielke promovem o “Encontro com Elas” em Vila Valério

Mensagem de Efrém

Vice-Prefeito de Águia Branca

“A vida inteira vivi em Águia Branca. Toda a minha história, pessoal, profissional e política, foi construída neste município. Viver aqui, portanto, define quem sou. Foi aqui que nasci, cresci e constituí minha família. Foi aqui que, ainda criança, vi a emancipação política e, desde então, acompanho o crescimento do município, atuando ativamente em lutas na busca de construir um mundo mais igualitário. Em meio a isso, vi muitas pessoas que partiram, mas também recebemos tantas outras que foram construindo o que vemos hoje. Parabéns pelos 34 anos, Águia Branca. Que continue sendo um bom lugar para viver.”


Mensagem de Pedro Paulo Torás

Médico veterinário em Águia Branca

Foto: divulgação

“Viver na cidade me possibilitou trazer uma medicina veterinária diferente, proporcionando saúde e qualidade de vida também aos animais do interior, que tanto necessitavam. Montamos a primeira clínica veterinária de Águia Branca, cidade que tanto nos acolheu e abraçou esse sonho junto conosco.”


Lenilson Lacerda

Presidente da Câmara de Pancas

“Participei da Emancipação de Águia Branca ainda jovem. Águia Branca para mim é uma cidade que vem crescendo muito, principalmente na agricultura, educação e cultura, uma cidade boa para morar. Em toda essa trajetória Águia Branca para mim é uma Cidade Modelo independente de quem é o gestor”, disse Lenilson Lacerda, presidente da Câmara de Águia Branca.

Regional - ES1.com.br

Sala do Empreendedor é inaugurada em Marilândia

Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito de Marilândia, Gutim, juntamente com o vice-prefeito Warley Arrivabeni, inauguraram a Sala do Empreendedor que passa a atender todo o município. A sala é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Marilândia, Sebrae, Aderes e Governo do Estado.

Foto: Divulgação

A Sala do Empreendedor é um local onde facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Na oportunidade o prefeito Gutim comemorou a inauguração: “Hoje demos um importante passo no incentivo as empresas e aos empreendedores do nosso município, a Sala do Empreendedor, que vem com o intuito de auxiliar o empreendedor a dar seu primeiro passo no seu negócio. Aqui o empreendedor sairá com a sua empresa praticamente legalizada. Uma sala que vem para desburocratizar, apoiar e incentivar os empreendedores do nosso município”.

“É a nossa gestão municipal pública de mãos dadas agora também com o empresário, criamos aqui um ambiente confortável para que você possa trazer aqui suas demandas e resolver com mais facilidade, estamos juntos, de mãos dadas com mais facilidade e que esse município possa crescer ainda mais”, pontuou o vice-prefeito, Warley Arrivabeni.

leia também:  "Ser prefeito no fim das contas é dedicar-se em ser um instrumento para melhorar a vida das pessoas", disse Dr. Sidiclei no Dia Nacional do Prefeito

O funcionamento será de segunda a sexta, das 9h às 16h; e está localizada no Centro de Atendimento Ao Cidadão (CIAC).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fonte: Editora Hoje

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVO GIF SICOOB
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma