conecte-se conosco


Estado - ES1.com.br

Ações da campanha Abril Verde movimentam Hospitais na Grande Vitória

Publicado em

O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, e o Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, estão promovendo, nesta semana, ações voltadas ao “Abril Verde”, campanha de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Além de palestras e atividades especiais, as unidades estão imunizando os profissionais contra Influenza e Sarampo, conforme campanha nacional de vacinação.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), do HEC, é realizada como forma de apoio à campanha. As ações, que tiveram início na terça-feira (26), segue, até esta sexta-feira (29), com o tema “Pare, pense e olhe. Um acidente nunca escolhe as vítimas”. Para abrir as atividades, os colaboradores assistiram a uma palestra sobre o assunto e participaram de abordagens lúdicas em meio a um roteiro teatral pensado especialmente para a ocasião.

Ainda durante toda a semana, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da unidade, estará promovendo o “Correio Anjo”. Na portaria dos colaboradores foi colocada uma urna para que todos depositem elogios aos colegas de trabalho. A ideia é incentivar o repasse de mensagens de carinho por todo o hospital.

leia também:  Seama publica novo calendário do período de andada do caranguejo-uçá

Em Vila Velha, cerca de 50 profissionais, de diversos setores do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), participaram, nessa quarta-feira (27) de uma ação lúdica com muita música e descontração para marcar “Abril Verde”. Eles aprenderam paródias musicais com temas relacionados à data. Autora da ação, a técnica em segurança do trabalho do HABF, Tatiane da Paixão de Jesus, disse que o envolvimento dos colaboradores foi gratificante. “Tivemos a interação de todos. Foi um momento importante de descontração”, afirmou. 

Vacinação

Ainda dentro das ações de promoção à saúde do colaborador, os Hospitais Estadual Central e Antônio Bezerra de Faria realizam a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo, que tem os trabalhadores da saúde entre os públicos-alvo. Ambas as instituições estão aplicando as doses das vacinas nos colaboradores para garantir a imunização desses profissionais.

Além das equipes assistenciais, os colaboradores de todos os setores estão tendo a oportunidade de se vacinarem, sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde. Esses trabalhadores devem receber uma dose da vacina contra a Influenza e também atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.

leia também:  Casa da Música Sônia Cabral apresenta uma programação rica e variada para todas as idades neste mês de outubro

Além disso, no HABF, os colaboradores com mais de 60 anos também podem garantir a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, que está sendo aplicada, exclusivamente nesta quinta-feira (28), para este público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
[email protected]

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Gessika Avila / Henrique Alves
[email protected]

Fonte: link

Estado - ES1.com.br

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

Os moradores das cidades de Apiacá e Mimoso do Sul que tiveram perda total ou parcial de seus veículos em razão das fortes chuvas ocorridas em março não precisarão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa do Licenciamento Anual referente ao exercício de 2024. É o que prevê o Projeto de Lei Nº 215/2024, encaminhado nessa quinta-feira (18) pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Para requisitar o benefício, o proprietário do veículo deverá comprovar que reside em um dos municípios, bem como apresentar laudo de vistoria realizado por uma empresa de vistoria credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) ou laudo técnico fornecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), por meio da Defesa Civil Estadual.

A execução das medidas necessárias para a concessão do benefício se dará de forma conjunta entre o Detran|ES e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), com a publicação de decreto regulamentar definindo o procedimento a ser realizado pelo proprietário do veículo para fazer a requisição. A desobrigação do pagamento referente às taxas do IPVA e Licenciamento Anual 2024 será realizada por atos do secretário de Estado da Fazenda e do diretor geral do Detran|ES.

Caso o proprietário do veículo já tenha realizado o pagamento parcial ou total do IPVA e/ou do Licenciamento Anual, poderá encaminhar pedido de restituição dos valores pagos. A Lei entrará em vigor após a aprovação na Ales e publicação no Diário Oficial do Estado.

leia também:  Fapes seleciona projetos de pesquisa de agroecologia sobre rompimento da barragem em Mariana

“Essa é mais uma medida pensada pelo Governo do Estado para mitigar os danos causados pelas fortes chuvas na região sul do Estado, para possibilitar uma retomada mais rápida da economia local e ajudar os moradores a se reerguerem”, observou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.

“Essa ação conjunta entre o Detran|ES e a Sefaz, idealizada pelo governador Renato Casagrande, cumprirá um importante papel social ao reduzir impactos financeiros que os moradores da região sul estão tendo devido à tragédia causada pelas fortes chuvas. Trata-se de uma medida correta também do ponto de vista legal e de relevância, que se soma às diversas ações que o Governo do Estado já implementa nos municípios atingidos para a reconstrução e retomada da normalidade”, destacou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Vieira também lembra que a gestão estadual formalizou de imediato a possibilidade de emissão de documentos de Habilitação e Veículos sem custos nos municípios do sul que foram decretados em situação de emergência.

Pacote de benefícios

Também nessa quinta-feira (18), foi encaminhado à Ales o Projeto de Lei Nº 216/2024, que prevê um pacote de benefícios tributários referentes à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para contribuintes localizados nos municípios em que foi decretada Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública em decorrência das fortes chuvas no Estado.

leia também:  Casa da Música Sônia Cabral apresenta uma programação rica e variada para todas as idades neste mês de outubro

Entre as medidas estão a ampliação de prazo para pagamento do imposto sobre as operações ou prestações realizadas nos meses de março a maio de 2024, em 180 dias, contados do prazo estabelecido para o pagamento e o parcelamento em até seis parcelas mensais, sem juros ou multas.

O Projeto de Lei prevê, ainda, a isenção do imposto nas aquisições de bens destinados ao ativo imobilizado (equipamentos, máquinas etc.), inclusive quando o fornecedor for optante pelo Simples Nacional; e a dispensa do estorno do crédito fiscal referente ao estoque de mercadorias que comprovadamente tenha perecido, deteriorado ou sido inutilizado pela chuva.

Ônibus Detran Itinerante em Mimoso

Uma outra decisão tomada pelo Governo foi levar a agência móvel do Detran|ES, o ônibus Detran Itinerante, para Mimoso do Sul, onde é possível os proprietários de veículos e condutores realizarem todos os procedimentos de trânsito nesse período de recuperação da agência física.

A agência móvel está disponível para atendimento das 8h às 17h, na Praça Cel. Joaquim R. Gonçalves, Centro, em frente à Câmara Municipal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
[email protected]

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles
[email protected]

Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
(27) 3636-1118

Fonte: GOVERNO ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!