conecte-se conosco


Estado

Abertas inscrições para vagas do Edital 5ª Oferta do Pronatec Jovem FIC on-line

Publicado em


Estão abertas as inscrições para 755 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de Educação a Distância (EaD). O Edital Pronatec Nº 007/2021 referente à 5ª Oferta foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, nesta quarta-feira (24. O programa é gerenciado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

São oito opções de cursos com carga horária que varia entre 160 e 240 horas, todos os cursos são on-line. Inscrições e informações no item “Educação Profissional > Pronatec” do site  www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br. O prazo de inscrição termina no dia 14 de dezembro de 2021.

Os candidatos poderão realizar uma inscrição por CPF e e-mail, em um único curso. As vagas são destinadas para pessoas com idade mínima de 16 anos, completados na data de lançamento do Edital, e escolaridade e idade mínima exigidas conforme tabela abaixo e a ser comprovada no ato da matrícula.

leia também:  Governo autoriza volta às aulas presenciais para escolas localizadas nos municípios de risco alto

Todas as orientações, além do quadro de vagas e requisitos, estão disponíveis no edital Sectides/Pronatec Nº 007/2021, no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br, no menu “Educação Profissional”, item “Pronatec”. A classificação acontece por ordem de inscrição dos candidatos que atenderem às condições do edital e a lista de classificados será divulgada, no mesmo site, no dia 30 de dezembro de 2021, já a lista de suplentes será divulgada no doa 11 de janeiro.

Confira as oportunidades disponíveis e requisitos para participar:

Curso

Total de Vagas

Escolaridade e idade mínima

Assistente Administrativo

160h

 

150

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Incompleto / Idade Mínima: 16 anos

 

Assistente de Contabilidade 160h

 

100

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo / Idade Mínima: 16 anos

Assistente de Despachante Aduaneiro

160h

 

100

Ensino Médio Completo / Idade mínima: 16 anos

Assistente de Faturamento

160h

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo / Idade Mínima: 16 anos

Assistente de Recursos Humanos

160h

 

155

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo Idade Mínima: 16 anos

Balconista de Farmácia 240h

 

50

Ensino Fundamental I (1º a 5º) Completo / Idade mínima: 18 anos

Operador de Supermercados 160h

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo / Idade Mínima: 16 anos

Vendedor 160h

 

100

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo / Idade Mínima: 16 anos

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS

755 vagas

leia também:  Detran|ES inicia sinalização em Itapemirim e reforça conceitos de educação de trânsito em Marataízes

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado

SEP participa do 83º Fórum do Conseplan


O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, participou, nessa quinta-feira (02) e sexta-feira (03), em Curitiba, no Paraná, do 83º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan). No encontro, foram realizados debates ligados à gestão pública orçamentária e financeira dos Estados. O evento acontece de forma presencial depois de quase dois anos, seguindo os protocolos de segurança e combate à Covid-19.

Duboc destacou a importância da participação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) como representante do Espírito Santo, especialmente no debate com a subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Ministério da Economia, Pricilla Santana, em que foram abordadas alterações das faixas dos indicadores de endividamento e poupança corrente dos entes subnacionais.

Nota A

Um dos vice-presidentes regionais do Conseplan, Duboc explica que esses indicadores fiscais são relacionados à avaliação de Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em relação à qual o Espírito Santo conquistou, em 2021, mais uma vez, Nota A, fato que se repete desde 2012, na primeira gestão do governador Renato Casagrande.

leia também:  Secretaria da Saúde orienta sobre cuidados durante isolamento social

A Capag avalia endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo, definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já a liquidez é calculada pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta. Em todos os três indicadores, o Espírito Santo recebeu a nota máxima, conforme boletim divulgado em setembro deste ano, pela STN.

Reunidos sob a coordenação do presidente do Conseplan, Valdemar Bernardo Jorge, que é secretário de Planejamento do Paraná, os gestores discutiram temas que, para Álvaro Duboc são prioritários, como “Benefícios de Natureza Tributária no contexto da Emenda Constitucional 109/21”, “Metodologia de avaliação e monitoramento fiscal e financeiro dos entes subnacionais” e “Experiências de cooperação regionais, nacionais e subnacionais do Eurosocial. Também foi debatido caso do Brasil Eurosocial x Conseplan”, além do “Piso Nacional da Educação”.

Entre os palestrantes participaram, além de Pricilla Maria Santana, o diretor de Programas do Ministério da Economia, Bruno Pessanha Negris; o subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional do Ministério da Economia, Fábio Hideki Ono; a presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Maria Silva Carvalho; e o auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Cezar Dal Bosco.

leia também:  Seminário de pesquisa abordará cadeia produtiva de mamão no Estado

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
[email protected]

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma