conecte-se conosco


Estado

Abertas as inscrições para Curso Formação de Agentes em Extensão Agroecológica e Produção Orgânica dos municípios capixabas

Publicado em


Estão abertas as inscrições para o Curso Formação de Agentes em Extensão Agroecológica e Produção Orgânica dos municípios capixabas. A atividade on-line será realizada nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, das 8h às 11h, por meio da plataforma Zoom.

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O objetivo é realizar um programa de capacitação modular em agroecologia, voltado para técnicos que atuam em ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos diversos municípios capixabas.

A extensionista e coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, explicou que a formação está vinculada ao “Projeto de Estruturação e Fortalecimento da Rede Capixaba de Ater em Agroecologia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Amunes e o MPES. A proposta é ampliar a oferta dos serviços de Ater, estimulando iniciativas agroecológicas por todo o Estado.

leia também:  Governo do Estado moderniza identificação civil e criminal

O coordenador de Projetos da Seag, Luciano Macal Fasolo, lembrou da urgência em buscar novas formas de utilizar os recursos naturais, recentemente destacada pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). “Nos últimos anos, as diversas mudanças no uso do solo, na disponibilidade de água e no manejo da biodiversidade transformaram o meio rural capixaba e isso reforça a necessidade de buscar modelos de agricultura mais sustentáveis”, disse.

“A agroecologia em suas mais diversas modalidades e expressões a cada dia se consolida como um campo fértil para a geração de conhecimentos, tecnologias, práticas e resultados que nos mostram que é possível conciliar, de forma harmônica, a produção de alimentos, matérias-primas, fibras e riqueza, sem, no entanto, comprometer os recursos naturais”, complementou Fasolo.

Acesse o link e se inscreva: https://forms.gle/6yKLjuie6CY7A5m77

Acesso ao curso e aos certificados:

As pessoas inscritas no evento vão receber o link de acesso ao curso, via e-mail, poucos dias antes da programação. Posteriormente, também será enviado o certificado de participação e conclusão do curso.

leia também:  Sesa recebe alerta da Anvisa sobre caso suspeito da variante indiana da Covid-19

Confira a programação completa:

1º Encontro (07/12) – Agroecologia e Ater: Desafios para a Transição Agroecológica.

2º Encontro (08/12) – O Papel do Extensionista na Construção da Agroecologia.

3º Encontro (09/12) – Introdução à Agroecologia e ao Manejo de Agroecossistemas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira/ Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865/(27) 3636-9866
[email protected]
[email protected]

Fonte: Governo ES

Estado

SEP participa do 83º Fórum do Conseplan


O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, participou, nessa quinta-feira (02) e sexta-feira (03), em Curitiba, no Paraná, do 83º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan). No encontro, foram realizados debates ligados à gestão pública orçamentária e financeira dos Estados. O evento acontece de forma presencial depois de quase dois anos, seguindo os protocolos de segurança e combate à Covid-19.

Duboc destacou a importância da participação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) como representante do Espírito Santo, especialmente no debate com a subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Ministério da Economia, Pricilla Santana, em que foram abordadas alterações das faixas dos indicadores de endividamento e poupança corrente dos entes subnacionais.

Nota A

Um dos vice-presidentes regionais do Conseplan, Duboc explica que esses indicadores fiscais são relacionados à avaliação de Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em relação à qual o Espírito Santo conquistou, em 2021, mais uma vez, Nota A, fato que se repete desde 2012, na primeira gestão do governador Renato Casagrande.

leia também:  Inscrições de estágio no Bandes estão abertas até 27 de junho

A Capag avalia endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo, definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já a liquidez é calculada pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta. Em todos os três indicadores, o Espírito Santo recebeu a nota máxima, conforme boletim divulgado em setembro deste ano, pela STN.

Reunidos sob a coordenação do presidente do Conseplan, Valdemar Bernardo Jorge, que é secretário de Planejamento do Paraná, os gestores discutiram temas que, para Álvaro Duboc são prioritários, como “Benefícios de Natureza Tributária no contexto da Emenda Constitucional 109/21”, “Metodologia de avaliação e monitoramento fiscal e financeiro dos entes subnacionais” e “Experiências de cooperação regionais, nacionais e subnacionais do Eurosocial. Também foi debatido caso do Brasil Eurosocial x Conseplan”, além do “Piso Nacional da Educação”.

Entre os palestrantes participaram, além de Pricilla Maria Santana, o diretor de Programas do Ministério da Economia, Bruno Pessanha Negris; o subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional do Ministério da Economia, Fábio Hideki Ono; a presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Maria Silva Carvalho; e o auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Cezar Dal Bosco.

leia também:  Empresa de cosméticos conta com apoio do Bandes para a customização de sistemas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
[email protected]

Fonte: Governo ES

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!
Chat aberto
1
Precisa de nossa ajuda ?
Olá, nós do ES1 podemos te ajudar de alguma forma