conecte-se conosco


Artigos - ES1.com.br

A importância do estágio na formação profissional do professor

Publicado em

O estágio é um dos momentos fundamentais para a formação do profissional. É então nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato com a realidade do que pretende fazer no futuro no qual será inserido, além da observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes no ramo de determinada profissão. 

Quando desenvolvemos uma formação baseada na realidade de atuação nos possibilita a construção diária do conhecimento através da vivência de exemplos práticos encontrados naquilo que será de sua função. É no estágio, que o profissional (estudante) tem a oportunidade de investigar, analisar e até mesmo intervir na realidade profissional, organizacional e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade. 

Para alguns o Estágio consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho e a formação do educando. Desta forma, aqui posso citar Pimenta e Lima onde em seu livro cita “o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia”. Assim torna essa etapa de sua vida estudantil imprescindível para o futuro profissional estar apto a exercer sua função como PROFESSOR. 

leia também:  “A melhor oração é amar”

O contato direto com outros professores e alunos oferece muitos subsídios para uma reflexão mais aprofundada do estudante visando e melhorando a prática pedagógica que futuramente será realizada em sua sala de aula conforme garante a nossa lei que nos rege a LDB. Entretanto, nada é inteiramente garantido diante do atual cenário escolar. De acordo com a Resolução nº 4 de 13 de julho de 2010, mais propriamente em seus artigos 4, 5 e 6, que cabe ao Poder Publico, a sociedade, a família e a escola ser responsáveis por garantir uma educação igualitária, acessível a todos, porém, o que reza essa Resolução está longe de ser o que acontece na prática diária principalmente no tocante a qualidade de ensino/aprendizagem, no educar e no desenvolvimento sócio cognitivo do educando através da ética, do diálogo e do cuidado. 

Esse cuidado está relacionado à ética quando assumimos o compromisso de educar e cuidar com responsabilidade. No entanto, ainda estão longe de serem vividas por nossas crianças. Posso concluir que esse cuidar implica servir o outro e assim entender e ajudar a se desenvolver como ser humano. Acredito que em nosso país só teremos uma educação de qualidade quando todos nós assumirmos o nosso verdadeiro papel de sujeito atuante na construção do caminho para essa educação, que todos nós juntos abracemos de forma carinhosa tal função.

leia também:  Saudade de quando as coisas eram mais simples

Formado em geografia e pedagogia e Mestre em Educação Holística pela FATEFFIR

Artigos - ES1.com.br

Os desafios do início de uma dieta – Artigo escrito pela nutricionista gabrielense Thaine Demonelli

Todo início de plano alimentar (dieta), tem suas dificuldades e aqueles momentos em que o paciente acha que não será possível ou que não vai se adaptar. Nesse momento é necessário ter em mente que trata-se de uma mudança em sua rotina, e como qualquer mudança é necessário ter paciência para adaptação da nova rotina, e isso pode levar um tempo.

Não apenas no início de uma reeducação alimentar, mas de um novo treino, novo trabalho ou qualquer outra mudança de rotina, pode gerar um “stress” no corpo e mente por um tempo até se acostumar à nova realidade.

Mas com a adaptação dessas novas rotinas esse nível tende a diminuir e a nova rotina se tornar um estilo de vida.

É muito importante que se tenha em mente os benefícios trazidos por tais mudanças de hábitos, que podem ser a curto, médio ou a longo prazo, e não estamos falando apenas esteticamente pra quem deseja um corpo “perfeito”, mas também do reflexo na saúde e bem-estar.

leia também:  CONSUMISMO: Você tem comprado mais do que o necessário?

Traçar uma meta e um objetivo a ser alcançado é um grande aliado para o sucesso da mudança e manutenção do plano alimentar.

A organização na rotina é fundamental, ter horários adequados para a alimentação, respeitando sempre todas as refeições, fazendo-a em ambiente adequado, onde se tenha a percepção do que está sendo ingerido, quantidade e saciedade.

A individualidade e realidade de cada um deve ser sempre respeitada, cada um tem sua necessidade nutricional, horários e tipos de alimentos a serem ingeridos. Pegar dietas prontas de sites aleatórios ou indicados por pessoas que não tenham um embasamento adequado pode trazer grandes malefícios a sua saúde e frustração no decorrer na dieta.

Lembre-se sempre que cada passo é uma vitória, e que os resultados não são como milagres, eles apenas vem com a disciplina diária, seguindo sempre as orientações e rotinas do plano alimentar e atividade física com comprometimento.

Foto: Arquivo Pessoal

Thaine Demonelli

CRN – 17100051

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, desde 2016.
Pós graduada em Fitoterapia.

Especializada em Nutrição Clínica, Esportiva e Materno infantil.

Visualizar

MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Conteúdo protegido!!