conecte-se conosco


Ananias F. Santiago - ES1.com.br

A EDUCAÇÃO É O MELHOR INVESTIMENTO

Publicado em

Não há nenhum investimento no mundo que renda mais que a educação. É o que se confirma por uma recente pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que chegou a conclusão que cada ano de estudo eleva em média 15% do salário de um trabalhador, e que para cada nível de formação (nível técnico, graduação, extensão, pós-graduação) o profissional recebe em média um aumento de 40% no salário.

Como diz um velho ditado “contra fatos nãos há argumentos”, é o que se vê na atualidade. O ensino médio já não é tido como suficiente para a qualificação do trabalhador, logo o ensino médio vem a ser apenas um passo inicial. A busca por uma total qualificação do indivíduo que almeja as melhores colocações no mercado de trabalho passa obrigatoriamente pelo ensino superior, e digo mais, na atual conjuntura econômica a demanda do mercado cada vez mais interessado em profissionais mais qualificados está por tornar quase que obrigatório uma especialização por parte do profissional.

No Brasil, temos observado o aumento do ingresso de pessoas  no nível superior  de ensino, o que representa um investimento tanto governamental  como também pessoal, a população começa a observar que o fator educação representa um investimento, mais do que isso uma porta, quer dizer, milhões de portas para oportunidades.

leia também:  Cultura do estupro

Por óbvio que ainda falta muito para avançarmos no quesito educação e de certo que muitos que almejam ter acesso a tão sonhada formação superior não alcançam o objetivo por diversos fatores dificultadores, mas estamos no caminho certo, o mais importante é que a população em sua maioria já percebeu o poder transformador da educação, e tem de maneira maciça buscado qualificação.

A educação não só abre portas, não é útil apenas no mercado de trabalho e não pode ficar restrita apenas ao ambiente escolar, a educação transcende e alcança a sociedade como um todo, quanto mais cada integrante da sociedade tem acesso a educação e qualificação mais se agrega ao meio social como um todo, encerro com uma frase de Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Ananias Ferreira Santiago
OAB/ES 29.206

Ananias F. Santiago - ES1.com.br

Tchau querida

A expressão é conhecida, aliás já virou jargão, repetida como um mantra. Mas o tchau aqui é mais profundo do que uma mera expressão, não é dirigido a uma pessoa ou a um partido político, tampouco à direita, esquerda ou qualquer tipo de classificação política. Aqui o tchau é a um modo de agir, a uma maneira de pensar, a uma cultura nefasta.

A nação brasileira há tempos vem demonstrando uma insatisfação contra uma cultura de atraso que tem se abatido sobre ela há décadas, e isso não diz respeito a partido ou a lado político, isso diz respeito ao modus operandi, isto é, a maneira de agir e de governar que até então era quase que padrão pelos nossos “representantes”.

O povo vem dizendo não a corrupção, não aos privilégios, não a impunidade já há algum tempo. Porém desta vez é diferente, desta vez a voz foi firme, uníssona e veemente. Um grito… Ou melhor, um brado de protesto. Mas não daquele protesto de se opor e não lutar, de falar e não fazer. O povo saiu às ruas, o povo pediu justiça o povo se cansou de mais do mesmo.

leia também:  MASCULINIDADE E MACHISMO NÃO SE CONFUNDEM

Nunca antes no passado recente se viu tanta gente se importando com os rumos da nação. Os jovens… Há os jovens, esses sim, saíram do conforto da alienação para discutir bravamente qual rumo tomaremos, ainda que de seus caros iphones, ainda que pelo conforto da internet. Mas discutiram, argumentaram, apontaram o que queriam, e isso faz diferença.

O Tchau aqui simboliza muito, simboliza um adeus a cultura da alienação, simboliza que a grande maioria está antenado no que ocorre no país, e melhor, está disposto a argumentar e lutar para ver melhorar, para ver mudanças.

Uma nação cujo povo tem opinião e faz questão de externá-la e defendê-la, jamais ficará refém de um Estado agigantado, jamais se submeterá a uma desgovernança.  O tchau é um adeus, o tchau é um encontro com nosso futuro, o tchau é um novo Brasil.

 

Ananias Ferreira Santiago
OAB/ES 29.206

Visualizar
error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

novo cartaz apae2