conecte-se conosco


Entretenimento - ES1.com.br

A bebida brasileira que conquistou o mundo completa 100 anos

Publicado em

camera_enhance A bebida, genuinamente brasileira, caiu no gosto de quem bebe, ficando no topo do ranking das bebidas preferidas pelo público. (Crédito: divulgação)

A caipirinha, uma das bebidas que têm mais a cara do brasileiro, se torna centenária em 2018. Cem anos conquistando o Brasil e o mundo com toda a sua simplicidade!
Historiadores se dividem para explicar a origem da bebida. A versão mais usada diz que ela nasceu no interior de São Paulo – daí o nome caipirinha, de caipira do interior paulista.
De remédio a cocktail. Histórias indicam que a caipirinha, como é conhecida, teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel e seria indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a Cachaça era sempre usada até que, um dia, alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida.
Já uma vertente da história, segundo a Confraria Paulista da Cachaça, indica que a caipirinha foi criada por fazendeiros do interior de São Paulo para fortalecer a cultura canavieira. A bebida era servida em festas de alto padrão, substituindo o uísque e o vinho importados.
Independentemente de qual é origem verdadeira, o fato é que a bebida, genuinamente brasileira, caiu no gosto de quem bebe, ficando no topo do ranking das bebidas preferidas pelo público.
 

Autêntica

leia também:  Hotel especializado em 3ª idade

Outros destilados, como vodca e saquê, também já foram utilizados para preparar novas versões da bebida. Nesses casos, o cocktail não pode ser chamado, em hipótese nenhuma, de caipirinha. Para proteger a autenticidade do drink nacional, considerado um patrimônio brasileiro, o decreto de lei número 4.851 foi assinado em 2003 pelo Governo para garantir a propriedade intelectual sobre as marcas Caipirinha e Cachaça na legislação internacional. 
A receita tradicional é diretamente preparada no copo, no qual o limão deve ser levemente macerado com o açúcar, posteriormente acrescentar o gelo e, na sequência, a dose de Cachaça. Deve-se mexer levemente para misturar os sabores. O cocktail trará a acidez do limão, o doce do açúcar e o alcoólico da Cachaça. Uma combinação perfeita e histórica. 

Curiosidade

Segundo a biografia da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral, ela era apreciadora da cachaça e da caipirinha. “Quando Tarsila do Amaral morou em Paris, em meados de 1920, ela recebia cachaças enviadas do Brasil, com as quais ela preparava as caipirinhas. Tarsila apresentou a bebida mais brasileira de todas e o cocktail a Pablo Picasso”, conta Mestre Derivan, uma das maiores referências em Cachaça do Brasil.

camera_enhance Algumas regras podem melhorar a qualidade do drink. (Crédito: divulgação)

 

leia também:  Namorada de Gabriel Diniz faz linda homenagem ao cantor ao lembrar um mês da morte do sertanejo

PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS

Açúcar não dissolvido
Tem quem acrescente o açúcar sem estar dissolvido na água, até para facilitar na hora de botar a mão na massa, mas isso pode deixar a caipirinha doce demais.

Álcool demais
A quantidade de bebida alcoólica deve ser entre 40 e 60ml para um copo de 250 a 300ml de caipirinha. O ato de colocar mais cachaça na bebida após o preparo pode prejudicar o sabor da caipirinha.

Limões
Não macerar os limões pode deixar a bebida mais aguada e com o sabor fraco. A maceração proporciona um contato maior do açúcar com a casca do limão, espremendo o óleo da casca e dando esse sabor que conquistou o Brasil e o mundo.


camera_enhance (Crédito: divulgação)


Editora Hoje/ Gazeta Online

Entretenimento - ES1.com.br

Parque Play Gabi estreia nesta quinta-feira em São Gabriel da Palha

O parque está montado ao lado do Pitú Motos. A estreia está marcada para esta quinta-feira (7) a partir das 17 horas. Aos sábados e domingos as atividades começam às 16 horas

Os caminhões do Parque Play Gabi começaram a chegar em São Gabriel da Palha nesta semana desembarcando uma série de atrações que vão garantir a alegria de toda a população e principalmente dos jovens, durante os próximos dias. A estreia está marcada para esta quinta-feira (7) a partir das 17 horas. Aos sábados e domingos as atividades começam às 16 horas.

Foto: divulgação

O parque de diversões Play Gabi é referência no Brasil e estará disponibilizando várias atrações ao público a exemplo da Barca Viking, Twist, Kalhambeks, Gipinhos, Samba, Patinho, Volvo, Minhoquinha, carrinhos de Bate Bate, entre outros.

O espaço contará ainda com tiro ao alvo, barracas de lanche e muito mais.

Foto: divulgação

Promoção de Estreia

Para esta quinta-feira (7), 10 ingressos custarão R$ 30,00.

Fonte: Editora Hoje

leia também:  Cosplay brasileira de Malévola impressiona por semelhança com Jolie
Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

novo cartaz apae2