Entretenimento - ES1.com.br
A bebida brasileira que conquistou o mundo completa 100 anos


Autêntica
Outros destilados, como vodca e saquê, também já foram utilizados para preparar novas versões da bebida. Nesses casos, o cocktail não pode ser chamado, em hipótese nenhuma, de caipirinha. Para proteger a autenticidade do drink nacional, considerado um patrimônio brasileiro, o decreto de lei número 4.851 foi assinado em 2003 pelo Governo para garantir a propriedade intelectual sobre as marcas Caipirinha e Cachaça na legislação internacional.
A receita tradicional é diretamente preparada no copo, no qual o limão deve ser levemente macerado com o açúcar, posteriormente acrescentar o gelo e, na sequência, a dose de Cachaça. Deve-se mexer levemente para misturar os sabores. O cocktail trará a acidez do limão, o doce do açúcar e o alcoólico da Cachaça. Uma combinação perfeita e histórica.
Curiosidade
Segundo a biografia da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral, ela era apreciadora da cachaça e da caipirinha. “Quando Tarsila do Amaral morou em Paris, em meados de 1920, ela recebia cachaças enviadas do Brasil, com as quais ela preparava as caipirinhas. Tarsila apresentou a bebida mais brasileira de todas e o cocktail a Pablo Picasso”, conta Mestre Derivan, uma das maiores referências em Cachaça do Brasil.

PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS
Açúcar não dissolvido
Tem quem acrescente o açúcar sem estar dissolvido na água, até para facilitar na hora de botar a mão na massa, mas isso pode deixar a caipirinha doce demais.
Álcool demais
A quantidade de bebida alcoólica deve ser entre 40 e 60ml para um copo de 250 a 300ml de caipirinha. O ato de colocar mais cachaça na bebida após o preparo pode prejudicar o sabor da caipirinha.
Limões
Não macerar os limões pode deixar a bebida mais aguada e com o sabor fraco. A maceração proporciona um contato maior do açúcar com a casca do limão, espremendo o óleo da casca e dando esse sabor que conquistou o Brasil e o mundo.

Editora Hoje/ Gazeta Online

Entretenimento - ES1.com.br
Marilândia se prepara para o 2º Festival Sabores & Canções

Entre os dias 25 e 27 de abril, Marilândia será palco do 2º Festival Sabores & Canções, um evento que promete agitar o município com muita música, gastronomia e cultura. Com entrada gratuita, o festival será realizado no Espaço Cultural Giordano Lorencini e contará com uma programação musical diversificada, além de uma praça de alimentação com delícias para todos os gostos.
A iniciativa busca valorizar os talentos locais e regionais, promovendo a cultura e a culinária capixaba em um ambiente familiar e acolhedor.
Confira a programação:
Sexta-feira – 25 de abril
18h – Abertura da Praça de Alimentação
19h – Tanne Castro
21h – Luiz Dias
23h – Onda Boa
Sábado – 26 de abril
18h – Abertura da Praça de Alimentação
19h – Banda Dualiza
21h – Show da Viola
23h – Ricardo Boa
Domingo – 27 de abril
11h – Abertura da Praça de Alimentação
12h – Igor Silverol
14h – Samba 55+
16h – Isa Pegado
18h – Léo Pisada Bruta
Com uma programação eclética que vai do samba ao forró, passando pela música sertaneja e MPB, o Festival Sabores & Canções promete agradar públicos de todas as idades.
Fonte: Editora Hoje
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br6 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3914 – 12/04/2025
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br3 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3916 – 15/04/2025
-
Saúde - ES1.com.br3 dias atrás
São Gabriel da Palha avança na modernização da saúde com inauguração da Sala de Telemedicina na Policlínica Luiz Bono
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Governo anuncia melhorias na Rodovia ES-130 e mais investimentos em Pinheiros
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)
-
Saúde - ES1.com.br3 dias atrás
São Gabriel da Palha inaugura sala de telessaúde nesta terça-feira (15)
-
Gabriel Costa de Andrade – ES1.com.br2 dias atrás
Musculação e Emagrecimento: a verdade que poucos contam – Artigo escrito pelo educador físico gabrielense Gabriel Costa de Andrade
-
Estado - ES1.com.br6 dias atrás
Espírito Santo bate recorde e aplica R$ 7 bi de crédito rural em nove meses do ano-safra 2024/2025