conecte-se conosco


Regional - ES1.com.br

56 alunos da EFA “’Bley” de São Gabriel da Palha aprendem na prática como vacinar o rebanho

Publicado em

Foto: divulgação/Idaf

Em São Gabriel da Palha foi realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) mais uma ação do projeto “Vai pra Roça”, desta vez quem participou do momento foram estudantes da Escola Família Agrícola do Bley, que contou além de palestra, com uma atividade prática de vacinação de rebanho, com a temática da febre aftosa.

De acordo com informações da médica veterinária do Idaf Stella Cintie Silva, momentos como este são importantes principalmente para divulgar a etapa da vacinação, principalmente no contexto de retirada da vacina.

“O aprendizado dos estudantes, que serão profissionais da área e que também são filhos de produtores rurais da região que passaram a conhecer as boas práticas para vacinação de rebanho. Por fim é importante que todos estejam cientes que mesmo após a retirada da vacina, permanecerá a vigilância e a notificação de sintomas dessa doença ao Idaf”, disse.

Os estudantes tiveram um momento em sala de aula para falar sobre a febre aftosa. Como o Espírito Santo é livre de febre aftosa há muitos anos, foram mostradas fotos da doença, onde houve explicação sobre os impactos da doença nas cadeias produtivas da região.

leia também:  IDAF participa de evento sobre a Semana do Laudato Si e do Meio Ambiente em Ecoporanga

Na sequência os estudantes foram ao curral, onde a veterinária Stella, ensinou sobre os equipamentos, seringas, tipos de agulha, manipulação da vacina, transporte. Os estudantes que estavam no local tiveram a oportunidade de realizar a vacinação nos animais da escola, sob as orientações da veterinária, que mostrou o local de aplicação da vacina, as técnicas de bom manejo para evitar perdas no rebanho durante a vacinação.

Foto: divulgação/Idaf

Vacinação

A vacinação contra febre aftosa está em andamento neste mês de maio, quando devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. O procedimento ainda é obrigatório até a campanha de novembro de 2022, sendo, inclusive, de extrema relevância nessa reta final.

O Espírito Santo está entre os sete estados (de um total de onze que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico para retirada da vacinação) autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender a vacinação a partir de 2023.

Vai pra Roça

O projeto “Vai pra Roça” vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única.

leia também:  Cooabriel realiza ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA no dia 11 de junho

A ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

Fonte: Editora Hoje/Idaf

Regional - ES1.com.br

Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras? O congresso mundial das Testemunhas de Jeová de 2022, com o tema “Busque a Paz!”, vai dar a resposta.

Devido ao prolongamento da pandemia, o evento ocorrerá apenas em formato virtual e estará disponível na internet para o público em mais de 500 idiomas a partir de 27 de junho. Todos são convidados para assistir a ele no conforto de suas casas ou em outro local de preferência. O programa será apresentado em seis partes – do final de junho até meados de agosto. Foram gravados 48 discursos e 66 vídeos. Pessoas cegas ou com deficiência visual contarão com o recurso da audiodescrição. O conteúdo poderá ser visualizado ou baixado gratuitamente no site JW.ORG. Não há necessidade de cadastro, nem é preciso fazer login.

PROGRAMAÇÃO

Nas duas primeiras sessões, as palestras vão abordar como o amor pode ajudar as pessoas a terem paz interior e paz com os outros. Os relacionamentos familiares serão abordados na série de discursos: “Como ter paz na família”.

leia também:  Consórcio CIM Noroeste reelege Sidiclei para Presidente e elege Jailson Quiuqui para vice-presidência

Ainda no mês de julho, mais duas sessões do programa vão destacar algumas das características que destroem a paz – como o orgulho, a inveja e a desonestidade. Um vídeo com histórias reais mostrará como é possível ter paz mesmo tendo que lidar com doenças graves, dificuldades econômicas, desastres naturais ou outros problemas. Confira a programação completa no site JW.ORG.

“Esse congresso veio na hora certa, pois aumentará nossa determinação de suportar com equilíbrio os desafios da vida. Afinal, a verdadeira paz não é só a ausência de guerras e conflitos, é uma força mental que nos capacita a lidar com qualquer problema. Precisamos dessa paz mais do que nunca”, comentou Kleber Barreto, porta-voz das Testemunhas de Jeová.

VOLTA ÀS RUAS

Desde março de 2020, todas as formas presenciais das atividades das Testemunhas de Jeová estavam suspensas por preocupação com a saúde e segurança da comunidade. Mas agora, depois de 2 anos, com exceção da pregação de casa em casa, que permanece suspensa, elas estão voltando às ruas em lugares de grande circulação de pessoas, com os conhecidos carrinhos de publicações bíblicas gratuitas, convidando a todos para o congresso “Busque a Paz!”. Em todas essas circunstâncias elas usarão máscaras de proteção como medida de precaução visando a própria saúde e a dos outros.

leia também:  Detran|ES abre processo seletivo para examinadores de trânsito externos para atuar em São Gabriel e Nova Venécia

Cronograma para o download das sessões

 

Sessão Disponível
Sessão 1 27 de junho
Sessão 2 4 de julho
Sessão 3 18 de julho
Sessão 4 25 de julho
Sessão 5 8 de agosto
Sessão 6 15 de agosto

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Domingos Jovelino Correia Contato: [email protected]

Visualizar

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

cartaz apae