Educação - ES1.com.br
130 estudantes da rede pública do ES são contemplados com Intercâmbio

Mais do que uma viagem para outro país, o intercâmbio é a oportunidade que muitos jovens têm para expandir conhecimento, vivenciar outra cultura e ampliar sua visão de mundo. E tudo isso será realidade para os 130 estudantes selecionados pelo programa Intercâmbio Sedu 2018, que terão como países destino Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. A cerimônia de anúncio do resultado foi realizada na tarde desta quinta-feira, 22, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Abrindo a solenidade, os presentes puderam prestigiar a apresentação cultural dos estudantes que fazem parte do Cei Music Club, que tem como objetivo estimular as habilidades linguísticas e valorizar os talentos dos estudantes.
Ansiedade, emoção e euforia tomaram conta do Palácio Anchieta. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, anunciaram os estudantes selecionados e participaram da emoção de cada um deles ao descobrirem o país para o qual vão embarcar.
As 130 vagas de intercâmbio serão distribuídas em: 40 bolsas na modalidade High School (para estudantes com idade entre 15 e 16 anos), 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês (para estudantes maiores de 17 anos cursando inglês) e 10 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol (para estudantes maiores de 16 anos cursando espanhol).
O estudante Nathan Henrique, da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, foi selecionado e vai para a Inglaterra. “Quero aperfeiçoar o inglês e conhecer a cultura local. Vou aproveitar ao máximo. Espero ter contato com outras pessoas, conhecer lugares legais e principalmente obter enriquecimento pessoal e profissional com essa viagem”.
Para Laurice Sardenberg, mãe da estudante Lara Sardenberg Rosa, do Cei Vila Velha, “é difícil expressar em palavras esse momento. Será uma oportunidade única que vai abrir muitas portas para minha filha”. A Lara vai embarcar também para Inglaterra.
Durante o intercâmbio, os estudantes vão desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.
Na modalidade High School, os estudantes selecionados serão contemplados com estudos acadêmicos em escola de ensino médio do país de destino, no período aproximado de cinco meses, referentes a um semestre acadêmico completo conforme o calendário da escola; residência em casa de família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; Seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte e passagens aéreas.
Já na modalidade Curso Intensivo, eles serão contemplados com estudos de aprofundamento na língua, em instituição especializada no ensino de línguas, no período aproximado de três meses; residência em casa da família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; Seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte, passagens aéreas, vale transporte para locomoção no período do curso.
Mas para participar do programa, os estudantes selecionados também possuem algumas tarefas a desenvolver: devem representar com responsabilidade os estudantes das escolas públicas estaduais do Espírito Santo no exterior; Compartilhar com os demais estudantes do CEI os aprendizados, as experiências e os conhecimentos vivenciados; Desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, empreendedorismo com responsabilidade social, ou outros temas relevantes acordados com suas escolas, com vistas a compartilhar e difundir aspectos da experiência vivenciada com a comunidade escolar.
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, parabenizou os estudantes pelo empenho para garantir essa conquista. “O sucesso desse programa é de vocês, estudantes. Que buscaram conhecimento e tiveram o estímulo das famílias para se dedicarem aos estudos. Essa é uma ação que a gente tem muito orgulho. Nossa meta é ampliar ainda mais o programa de Intercâmbio para que ainda mais estudantes possam ter essa oportunidade de obter um alto nível de aprendizagem”, ressaltou.

Seleção
Puderam participar do processo seletivo, exclusivamente, estudantes matriculados ou concluintes no mês de julho de 2017 no Centro Estadual de Idiomas e que cursaram o Ensino Médio em escola da rede pública estadual até dezembro de 2017. Para se inscrever, era necessário que o estudante tivesse alcançado frequência e rendimento mínimo de 95% no desempenho acadêmico no CEI. As inscrições foram efetuadas, pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br/idiomas.
O processo seletivo foi constituído de três etapas distintas de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira etapa, prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola com 30 questões, correspondentes a cada nível do curso, totalizando 30 pontos. Foi classificado nesta etapa o candidato que obteve aproveitamento mínimo de 90%.
A segunda etapa consistiu na apresentação de Boletim escolar, carta de recomendação e do termo de compromisso e autorização, assinado pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa, caso aprovado na 3ª etapa.
Na terceira etapa foi realizada uma entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o nível do curso frequentado.
O resultado final do processo seletivo considera a somatória da primeira e terceira etapas e a avaliação do perfil do estudante. São contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu CEI, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.
Programa de Intercâmbio
O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou o espanhol foram imprescindíveis para ingresso.
Centro Estadual de Idiomas
O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.
As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
Para 2018, mais dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abriu 500 vagas, totalizando mais 1.000 estudantes que vão aprender um segundo idioma.
Assessoria de Comunicação / Sedu

Educação - ES1.com.br
Escola de São Gabriel da Palha desenvolve projeto de conscientização sobre uso excessivo de telas

Buscando sensibilizar os estudantes sobre os impactos do uso excessivo de telas e incentivar hábitos saudáveis por meio de atividades práticas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ilda Ferreira da Fonseca Martins, localizada em São Gabriel da Palha, desenvolveu o projeto “Mais tempo, Menos tela”.
A iniciativa contou com uma palestra sobre os impactos da tecnologia na produtividade e na saúde mental, com a psicopedagoga Deurizete da Penha Bissoli; com um circuito de brincadeiras no espaço escolar e com a socialização de histórias em quadrinhos educativas. Além disso, os familiares dos alunos também participaram da ação por meio de um resgate cultural de brincadeiras antigas.
“Com a palestra, foi possível saber como a tecnologia está afetando a nossa saúde mental, por exemplo, podendo causar monofobia, ansiedade, depressão, entre outros problemas. Também nos ajudou a entender que devemos dedicar mais tempo para outras tarefas e valorizar os momentos juntos, como o café da manhã e lanchinhos em família, e que as brincadeiras tradicionais são saudáveis e favorecem a socialização”, contou a estudante Valentina Souza Siqueira.
Fonte: Sedu
-
Policial - ES1.com.br2 dias atrás
Policiais militares detém duas pessoas e apreendem duas armas de fogo em São Mateus
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br2 dias atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3923 – 23/04/2025
-
Geral - ES1.com.br2 dias atrás
A urgente necessidade de um Plano Safra comprometido com a realidade do campo
-
Geral - ES1.com.br5 dias atrás
Nova fábrica e investimentos bilionários transformam Estado em “Vale da Celulose”
-
Geral - ES1.com.br4 dias atrás
Déficit de chuvas ameaça lavouras e preocupa agricultores em pleno ciclo produtivo
-
Estado - ES1.com.br7 dias atrás
Curta-metragem ‘Barreira Verde’ de Cíntia Braga estreia em Aracruz e Vitória
-
JORNAL IMPRESSO - ES1.com.br22 horas atrás
JORNAL HOJE NOTÍCIAS – Edição #3924 – 24/04/2025
-
Geral - ES1.com.br6 dias atrás
Agronegócio mineiro bate recorde histórico no primeiro trimestre